sexta-feira, 25 de abril de 2008

"O estranho que há em mim"

Hoje tive aula de psicanálise,sobre o inconsciente.Muitos questionamentos e dúvidas habitavam minha mente,mas novamente o "medo" impediu-me de falar,de colocar para fora tudo aquilo que me afligia e continuei ali em meu mundo,refém de minhas dúvidas,submissa aos meus "medos", até quando vou suportar?
A aula fluiu normalmente e cada vez que criava coragem pra falar alguém falava,e eu em minha simplicidade voltava mais uma vez para dentro de mim,afundava novamente nesse "ESTRANHO"que há em mim.
Pensei coisas normais e absurdas e era incrível como tudo o que eu pensava era dito por alguém,teve uma hora que senti medo,pois uma amiga de sala falou exatamente o que eu queria falar,expressou com as mesmas palavras que eu teria expressado.Nesse instante o "ESTRANHO"que há em mim sentiu-se mal,ele teve receio de que fosse descoberto.
Aliás tenho que revelar algo,esse "ESTRANHO"às vezes me dá medo,ele pensa coisas horríveis,absurdas,pensa em fazer algo que EU jamais faria,mas se esse "ESTRANHO" as fizesse seria como se EU as tivesse fazendo,que loucura isso...
Essa aula mexeu comigo,particularmente PSICANÁLISE está mexendo comigo,tive medo no começo,mas o "ESTRANHO"tá me dizendo pra ir em frente,não costumo ceder aos desejos dele,se o fizesse nem sei onde estaria agora(digo isso para que se tenha idéia das "loucuras"que ele cometeria se lhe fosse permitido).Até agora tá dando pra controlar,ao menos estou tentando,mas tenho medo,tenho medo que ele me domine,por mais que eu lute contra isso,acho que o que eu realmente queria era isso.Assim não haveria mais mentiras,assim estaria desprovida de máscaras.
Ao falar em máscaras acho que as pessoas terão uma péssima visão de mim,pois estigmatizam aqueles que as usam de falsos,mentirosos,dissimulados.Não as recrimino,mas posso garantir que jamais irão querer observar qualquer ser que seja sem essas máscaras,pois sem elas o tal "ESTRANHO" de que tanto falo viria à tona e isso seria no mínimo ESTRANHO.
Sinto cada vez mais vontade de alçar vôos mais altos,cada mais mais necessidade de buscar novos horizontes.Vontade de ser como uma borboleta,porém o "ESTRANHO" me informa que ainda estou no casulo,mas sei que vou desabrochar,desabrochar sem jamais me desprender das máscaras,sem esquecer que sem elas fico nua a qualquer comentário,fico indefesa,fico EU e ser EU,EU de verdade deve ser sofrido...Não sei,se um dia descobrir prometo que escrevo sobre isso.

Quatrocentos e vinte e nove mil dúvidas sobre o que escrever,são tantas coisas...
Decididamente acho interessante ressaltar o DESEJO(agora) de ter esse espaço,mais um dos meus DESEJOS,dos tantos que fazem parte de mim.
Um Desejo antigo,que por algumas influências se torna "real",uma dessas influências me faz feliz,me faz sentir grande,importante,essencial seria a palavra.Era assim que me sentia a alguns meses atrás quando adentrei no meu "mundo novo",uma casinha,lá longe com uma paisagem em preto e branco,totalmente aberta aos "pintores" que aparecessem.
Os pintores vinham,aos poucos,vagarosamente,cada um a seu modo.Alguns chegavam perto e me ofereciam cores "feias",e ai eu me perguntava se não seria melhor continuar em preto e branco e decidia:não quero essa cor,uma decisão sofrida,pois por mais lindo que eu achasse o preto e branco,era um preto e branco meu não tinha ali a tão esperada participação do "outro";o "outro"que eu julgava,que eu questionava,mas do qual eu necessitava pra começar a colocar cor,sentido...
Os dias se passaram,melhor dizer que as horas se passaram(acho mais intenso),muitos "pintores" apareceram,muitas cores me foram oferecidas,mas nenhum desses pintores me trazia um pincel e tudo continuava sem sentido.
Até que um dia apareceu um anjo,percebi quando ainda estava distante e fiquei torcendo,pedindo baixinho:Tomara que esse anjo venha em minha direção,É tão lindo!
E aconteceu,o anjo chegou perto de mim e me perguntou o porquê de estar tão longe,o porquê de estar em preto e branco se a vida colorida era tão linda.Tive vergonha de responder,pois tantas cores me tinham sido oferecidas e por falta de pincel eu continuava ali em preto e branco...
O anjo me olhou nos olhos e apontou para uma cesta de tintas de todas as cores que havia ao seu lado e nesse momento disse:Você não vai colorir?Estou te dando as cores de que disponho.
Eu mais uma vez covarde dei a mesma resposta que havia dado a todos os outros que por ali passaram:Não posso,não tenho pincel.
O anjo mais uma vez me olhou e disse:Pinte com as mãos.Achei aquilo absurdo,não podia me sujar,tinha que pintar de forma perfeita.Em seguida o anjo começou a pintar,achei aquilo Lindo e comecei a seguir os passos dele.Quando me dei conta estava bem próxima de todas as outras casas,sou uma casa cada vez mais próxima,tenho cores lindas e a cada dia renovo meu colorido.

Esse anjo me ensinou uma grande lição:As vezes as pessoas certas estão do seu lado,mas o preconceito,o egoísmo,a mesquinhez não nos permite enxergar,enxergar que não importa se você tem ou não um pincel,o que realmente importa é estar sempre aberto a receber as cores que o "outro" te oferece.

Continuo pintando ao lado desse anjo,as vezes cores tristes,as vezes alegres,mas o que realmente importa é que esse anjo tá sempre comigo,nunca me deixa baixar a cabeça,nunca permite que eu dependa de um simples pincel.Viver com esse anjo tá sendo lindo e eu me sinto cada vez mais perto,aquela casinha lá em cima que antes era distante,está hoje bem próxima da população e sei que logo logo chegarei ao lugar da vila que tanto almejo.

Não sei o motivo,mas tenho a leve impressão de que esse anjo se chama
Tainá.